Depressão e Ansiedade Pós Matricula


Sabe aquela ansiedade antes de fazer tua matrícula e saber que no próximo ano tu não tem escapatória? Então, é o que eu estou sentindo agora! Alguns irão dizer "nossa, que bobagem, fazer estágio obrigatório de manhã, estágio remunerado a tarde e estudar a noite toda não é tão difícil assim", mas pro meu stress é, pra minha ansiedade é demais sim! Não foram vocês que surtaram trabalhando 8h e estudando a noite toda durante um mês, foi demais pra mim e desde então eu fui com mais calma, levei alguns meses pra me equilibrar novamente e não pretendo ter outros surtos tão cedo! 
As pessoas entraram nessa onda capitalista de ter que fazer tudo a jato, tudo com tempo contadinho como se nada pudesse esperar mais um semestre e ir com calma! E a saúde mental? E o fisiológico em risco de exaustão? Temos sim pessoas com uma renda melhor, mas são pessoas que gastam tudo com psicólogo, médicos etc. 
Ontem mesmo eu estava falando isso com meu psicólogo, que é tão difícil lidar com a ansiedade e o medo do futuro que é tão incerto. Fazer mestrado? Seguir trabalhando e aturando instituições falidas e sem uma moral correta que trata crianças como clientes? Colocar uma escola minha? Mas, com que dinheiro? E se não der certo? Com que apoio se o governo tá falido? São tantas perguntas que acho que todo aluno de graduação se faz!

Minha grade de horários do quinto semestre de pedagogia ficou assim:

No sexto semestre ainda temos estágio obrigatório na educação infantil + umas 5 disciplinas na semana. No sétimo um estágio obrigatório em séries iniciais de 300h + 60h de aula, com 3 disciplinas a noite. No oitavo temos 3 disciplinas com o TCC, ok, seria fácil se não fossemos trabalhadores "pobres", a maioria trabalha pra pagar a faculdade e/ou se sustentar! Boa parte das minhas colegas fazem bolsa de IC e mais estágio em escolas! Elas terão que abandonar alguma coisa pra dar conta! O curso parece que não pensa nas alunas, que todas trabalham (ou no mínimo 95% das alunas-os). Nem todos podem contar com o apoio financeiro dos pais!
A Faculdade Federal é pra rico! Com aulas o dia todo não tem como trabalhar direito. A particular não percebe que quem está lá é gente que não teve como entrar numa federal e que tem que pagar suas contas! E eu digo contas básicas, como se alimentar no campus, xerox (cópias), passagens, etc. Eu gastei em um mês cerca de 300 reais, só comendo no RU - Restaurante Universitário, todos os dias. A minha indignação só cresce quando eu estou na TPM, gente, é um sentimento de fragilidade, de tristeza, de descosto, de vontade de matar um (qualquer um), tenho pena da minha mãe e do meu namorado nesses dias!
Enfim, é isso, se você compartilha da mesma indignação que eu e/ou está se graduando, deixe um comentário aqui embaixo!

6 comentários:

  1. Força, amorzinha, se precisar pode me chamar <3 eu também sei como é hard se manter na federal não sendo rica ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, bah, vou atrasar um ou dois semestres pra me formar pra dar conta!

      Excluir
  2. menina do ceu, eu fiz um curso de historia numa faculdade federal, em um semestre gastei quase 1000 reais so na faculdade, comida, xerox, transporte. acabei saindo pois nao era o que queria, entrei na de engenharia agora, é particular mas ganhei uma bolsa, estou ate com medo de quanto gastarei.
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haahahah verdade, mesmo levando marmita e potinhos e mais potinhos de lanche a gente sempre acaba gastando com alguma coisa, no meu caso são materiais de papelaria e comida :x

      Excluir
  3. Menina, calma, respira fundo, respirou? Vamos fazer uma coisa de cada vez. Realmente, as universidades particulares parecem alienadas quanto ao fato de que nem todos os estudantes podem se dar ao luxo de serem unicamente estudantes. No meu último ano de curso tive de estudar de manhã, fazer o estágio obrigatório a tarde em uma escola horrível e a noite ainda trabalha como professora com alunos indisciplinados e sem interesse nenhum, foi muito exaustivo, demais, mas não deixa a peteca cair, se está difícil tranca algumas matérias, enfim, não deixe sua saúde declinar, como eu fiz, por isso.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Andrea, é bem punk isso, agora coloquei na cabeça que eu vou arrumar outro estágio por um tempo, daí já viu, estarei um zumbi, mas veremos como será! <3

      Excluir

Deixe um comentário aqui!
Comentário sujeito a moderação.
Se tiver blog, deixa o link pra eu visitar!
Marca o quadradinho "Notifique-me" que você fica sabendo quando eu respondi e facilita a interação!

Era uma vez, uma mãe... © Copyright 2011-2022. - Versão lavander-book. - Original de Muryel de Oliveira. Tecnologia do Blogger.