Eu não entendia a minha mãe até que...

Tirinha da Thaiz Leão @a_maesolo
Eu não entendia a minha mãe até que eu tive um filho. Não é como se a gente virasse mãe de uma hora pra outra, tipo "pari e puf os poderes de mãe aparecessem". Não, não é assim, é no dia a dia que a coisa toda acontece. O instinto chega, mas a prática a gente ganha e vai construindo. Por exemplo, agora eu estou digitando com o Ákilah mamando no meu peito, não é algo confortável, mas a gente se vira!

O que eu quero dizer com tudo isso é que na maternidade, realmente, muitas coisas se repetem com o passado. Aquela história que contam que "mãe é tudo igual, só muda o endereço" é mais ou menos assim em algumas coisas. As demandas da maternidade são muito parecidas: é filho que acorda e chora quando entramos no banho ou sentamos pra comer, é aquele coco que fede quando estamos saindo de casa atrasadas, é o choro pra não perder o colo quando temos que ir trabalhar, é um companheiro que muitas vezes não se liga que não conseguimos levantar quando estamos com o bebê no colo mamando, ou os amigos que acham que estão fazendo algo de bom nos dando um tempo a mais quando poderiam chegar mais cedo e dar uma mão com o pacotinho. Mas nada disso, acredito eu, é proposital. Nesse momento é necessário diálogo, fale que "não tá legal assim" e que precisa de ajuda!

O ideal é termos uma rede de apoio, mas quando se é mãe "jovem" e sua antiga rede de apoio segue saindo pra beber todo sábado a noite porque não tem um bebê pra cuidar, é meio difícil e acabamos nos acostumando a fazer as coisas sozinhas. Acho que toda mãe assume essa carga: fazer tudo sozinha para não se acostumar com a ajuda e quando não tiver, sofrer. 

Só que depois de um tempo cansa! Já se perguntaram porque a maioria das mães é chata e está sempre irritada? 
Porque a louça do dia fica na pia. Porque a roupa nunca vai pra máquina de lavar ou nunca é dobrada. Porque a sala está sempre uma bagunça. Porque quando ela chega em casa, cansada depois do trabalho, ainda tem que cozinhar. Porque acima de tudo entramos no papel de mãe dos outros e acabamos dizendo o que tem que ser feito sem nos darmos conta que aquela pessoa é adulta e tem que saber o que precisa fazer! E eu nem vou falar da privação de sono! Porque ô coisa punk! Eu acordo todo dia meio torta por dormir com o bebê grudado no meu peito metade da noite, e olha que ele só acorda pra mamar lá pelas 4h da manhã!
E imagina nossas avós que tinham um filho atrás do outro, sem anticoncepcional, muitas vezes transando na obrigação, trabalhando pesado na casa e na rua e ganhando pouco, muitas vezes se submentendo a cargos humilhantes ou abusos no trabalho por causa dos filhos e do dinheiro. Hoje eu honro e respeito todas as mulheres, sejam elas como forem. Ser mulher não é fácil. Mulher é luta!

A dica que eu dou pra amigos e familiares é:
PERGUNTE! Pergunte o que a mãe precisa, se ela precisa de ajuda, se ela quer um café, se quer comer, se quer que cuide do bebê pra ela tomar banho. Pergunte como ela está, se ela quer sair pra passear com ou sem o bebê e SE PROPONHA a fazer o movimento de se por no lugar de alguém que teve o mundo virado de cabeça pra baixo por uma gestação e agora tem um plus grudadinho 24h por dia. 

E agora para as mães os 10 mandamentos:
  1. Aprenda a pedir ajuda;
  2. Respeite seu tempo e do seu bebê;
  3. Mande gente intrometida cuidar da sua vida;
  4. Quando o bebê dormir tome banho e/ou coma alguma coisa;
  5. Entenda que você não é mãe dos outros, só do(s) seu(s) filho(s);
  6. Viva um dia de cada vez, sem muito planejamento que o estresse diminui e se você é daquelas que se estressa com coisas não planejadas, peça ajuda para planejar;
  7. Uma vez na semana se permita comprar comida pronta ou um congelado;
  8. Quando estiver longe dos filhos, seja apenas você e deixe eles serem eles com quem estiver cuidando deles;
  9. Não ligue de hora em hora para o cuidador do seu filho, confie;
  10. Sempre que puder, faça algo prazeroso só pra você! 
Nossas mães não tinham muita escolha e acreditavam "que era normal" ninguém se importar com elas e só elas se importarem com os outros, mas nós somos diferentes, nós aprendemos a falar e questionar o que nos foi imposto! Então, não se cale, fale e se for preciso, berre! Mães são poderosas, não se esqueça disso!
Um abraço amigo pra você que não dormiu bem hoje!

2 comentários:

  1. gestante com acesso internet nós faz o que? quer ler tudo que é post e ver tudo que é vídeo que fala de maternidade de alguma forma HAHA cai aqui de paraquedas e já fui fisgada pela fotinha do perfil ♥ se é blog pessoal então meudeus, ganhou meu coração HAHA :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah que ótimo que gostou! Sempre que puder (e o bebê deixar) eu vou escrever aqui! Me segue nas redes ou segue o blog no email pra receber o aviso das postagens!

      Excluir

Deixe um comentário aqui!
Comentário sujeito a moderação.
Se tiver blog, deixa o link pra eu visitar!
Marca o quadradinho "Notifique-me" que você fica sabendo quando eu respondi e facilita a interação!

Era uma vez, uma mãe... © Copyright 2011-2022. - Versão lavander-book. - Original de Muryel de Oliveira. Tecnologia do Blogger.