Meta de leitura de uma Mãe atarefada!

Playlist que estava ouvindo quando escrevi: https://www.youtube.com/watch?v=RGBgrnCWZg8 
 
Eu sempre fui uma pessoa que leu muito, cerca de 30/40 livros por ano. Na gestação eu li um livro e meio e isso foi bastante frustrante porque eu não entendia o motivo de eu não querer ler e me sentir meio "burra". A questão é: tá tudo bem! As grávidas ficam "meio burras" mesmo, nosso cérebro não quer gastar energia lendo, ele quer é focar em dar os comandos corretos pro corpo se adaptar as mudanças e a literalmente fazer um bebê! 
Nós ficamos no pacote de funções básicas do corpo: comer, dormir e sentir prazer (sem ter que pensar muito).
E isso de "ficar burra" dura em torno de dois anos. Mas, não se assuste, nós voltamos progressivamente ao nosso normal. O Ákilah tem oito meses agora e como eu voltei a trabalhar consigo ler em torno de 10 páginas por dia, 5x na semana. 
Eu tenho minha meta de leitura de 23 livros (até agora), mas decidi trabalhar com um número menor e mais "real", que são 13 livros que eu REALMENTE quero ler. 

Meta de leitura completa no Skoob (aqui)

A Deusa Interior

Um Guia Sobre os Eternos Mitos Femininos que Moldam Nossas Vidas
Jennifer Barker Woolger, Roger J. Woolger
Cultrix

A Deusa Interior é o livro que estou lendo no momento e ele fala sobre os arquétipos psicológicos de 6 Deusas: Atena, Ártemis, Afrodite, Hera, Perséfone e Demeter e como as mulheres que correspondem a cada uma dessas deusas reagem a vida e seus perrengues correspondentes. 
Inteligência Emocional

Daniel Goleman
Objetiva

 É um guia para pais e educadores de como criar e educar crianças empáticas e com um emocional saudável e, principalmente, o que não fazer!

A Maternidade e o encontro com a própria sombra
O resgate do relacionamento entre mães e filhos
Laura Gutman
Best Seller

Também com arquétipos a autora fala muito de como o emocional das pessoas que lidam com a criança influencia no próprio emocional e no comportamento dos pequenos. É uma ótima leitura para futuros pais ou pais de primeira viagem. Nos mostra que a mãe divide o campo emocional com a criança até os 2/3 anos (o que vem de encontro com aquela teoria de que a mãe fica meio burra porque o corpo dela não precisa da parte lógica do cérebro e sim da ligação abstrata e emocional para a criação do vínculo e para a sobrevivência do bebê)

Os cinco níveis de apego

Don Miguel Ruiz Jr.
BestSeller

 
Este livro fala sobre os princípios espirituais toltecas e o que eles entendem como apego. Cada nível de apego nos limita de uma forma e quando aprendemos a não pessoalizar e nos mantermos no centro de nós mesmos, tudo se resolve mais facilmente.


Círculos Sagrados para Mulheres Contemporâneas

Práticas, Rituais e Cerimônias para o Resgate da Sabedoria Ancestral e a Espiritualidade Feminina
Mirella Faur
Pensamento

Nesse livro Mirella fala de seu caminho nas formações de círculos femininos e quais configurações deram certo ao longo dos anos, esse é mais um dos livros que eu parei na metade.

A Lei da Afinidade

Como Atrair o Amor, A Saúde e A Prosperidade Para A Sua Vida
Cristina Cairo
Barany

 Cristina Cairo fala sobre estar receptivo e atrair as coisas boas para a sua vida através do pensamento e da atitude.

O Despertar de Minerva

Um estudo sobre a criatividade ds mulheres
Linda A. Firestone
Rosa dos Tempos

O Despertar de Minerva é um livro que eu empaquei no finalzinho, é um livro lindo que fala sobre as formas de criatividade e utiliza dos arquétipos das deusas para demonstrar que nós mulheres somos fonte de vida pura!

Por que fazemos o que fazemos?

Mario Sérgio Cortella
Planeta


 Esse livro eu comprei em 2017 e ainda não li, mas me caiu bem nesse momento pra ver se eu entendo para onde vou e se eu estou fazendo mesmo o que eu quero da vida!


Um Amor Incômodo

Elena Ferrante
Intrínseca
 

Fala da relação de mãe e filha, algo que nunca foi fácil para as protagonistas da trama de Elena Ferrante. 


No Seu Pescoço

Chimamanda Ngozi Adichie
Companhia das Letras


Chimamanda fala da cultura nigeriana neste livro, uma coletânea de contos fortes.

O poder do discurso materno

Introdução À Metodologia de Construção da Biografia Humana
Laura Gutman
Ágora

Laura Gutman está no meu coração e eu quero muito esse livro, ela fala muito sobre a conexão mãe-bebê e a integração dos dois seres como um só e toda a biologia que envolve o desenvolvimento humano.

O Legado da Deusa

Mirella Faur
Alfabeto

Nesse livro Mirella fala sobre o culto de divindades femininas ao longo da nossa existência como sociedade, aborda também práticas de conexão interior e meditação. 

Atenção Plena - Mindfulness

Como encontrar a paz em um mundo frenético (inclui CD de meditação)
Mark Williams, Danny Penman
Sextante

 Encontrei esse livro hoje e já quero muito, o termo Mindfullness significa mente presente ou consciente e nos pede para focar no agora, o que é extremamente difícil no mundo corrido e das diversas tarefas que temos que fazer durante o dia + celular + bebê (no meu caso).

 Enfim, essa é minha meta de livros para esse ano, acredito ser bem fácil de cumprir já que boa parte são livros que eu já comecei. Me desejem sorte!


4 comentários:

  1. Quero ler alguns desses tbm! Se tu tiver algum eu aceito empréstimo se possível! Hahah 🥰😘

    ResponderExcluir
  2. Ah podemos ver, eu tenho alguns aqui e os outros podemos encontrar!

    ResponderExcluir
  3. 'a maternidade' ganhei da minha chefa mas ainda não consegui parar pra ler. inclusive, tô cheia de livros que nem do plástico tirei ainda porque comprei antes de descobrir a gravidez e o modo 'meio burra' é real mesmo. como ainda tô tendo que conciliar com a faculdade não tô nem me estressando/cobrando muito não porque a gente sabe o quanto gerar um baby suga a gente né? enfim, faz parte! acho que só de estar ciente disso já torna todo esse período mais leve :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o importante é compreender que estar grávida é um período a parte. Nós não somos mais as mesmas e demoraremos um certo tempo para voltarmos ao "nosso corpo" antes da gestação. No sentido físico e emocional/intelectual.

      Excluir

Deixe um comentário aqui!
Comentário sujeito a moderação.
Se tiver blog, deixa o link pra eu visitar!
Marca o quadradinho "Notifique-me" que você fica sabendo quando eu respondi e facilita a interação!

Era uma vez, uma mãe... © Copyright 2011-2022. - Versão lavander-book. - Original de Muryel de Oliveira. Tecnologia do Blogger.